domingo, 16 de agosto de 2009

Aprenda a dizer NÃO! ao seu chefe


Impor limites em determinadas situações pode ser o ponto-chave para sua carreira não afundar.
Atender ao chefe é uma das funções de qualquer colaborador. O problema é quando os pedidos passam a ser corriqueiros e começam a atrapalhar o desempenho das atividades habituais.
Nesta hora, como dizer NÃO ao chefe?

Não há uma fórmula que aponte como dizer SIM ou NÃO mas é preciso estabelecer parâmetros para as situações que exigem uma negativa. Veja como agir:

- POR FALTA DE TEMPO: Mostrar ao chefe a quantidade de trabalho que você tem e negociar um prazo maior para a entrega do trabalho;
- POR FALTA DE CONHECIMENTO: Peça um tempo e/ ou ajuda para se capacitar. Nunca se recuse a fazer o trabalho, pois pode ser uma oportunidade de crescimento profissional.
- POR FERIR SEUS PRINCÍPIOS: Se for uma questão de ética, em primeiro lugar decida se ainda assim quer continuar a ter esse chefe e permanecer nessa empresa. Em caso afirmativo, dê indícios de que não está disposta a compactuar com ele, sem censurá-lo ou confrontá-lo.

Jeitos e trejeitos do NÂO

Existem diversas maneiras de dizer não, sem prejudicar seu desempenho:

- Diga NÃO firme e calmamente;
- Nunca peça desculpas, pois isso enfraquece sua posição;
- Depois de ter dito NÂO, procure uma solução assertiva;
- Acompanhe o NÂO com uma explicação de como se sente a respeito;
- Antes de dizer NÂO, faça uma declaração de empatia, por exemplo: "Entendo porque você precisa, mas...".

O melhor nestas situações é ponderar que tipo de resultados trará esta tarefa adicional. Se for um pedido esporádico, o melhor é fazê-lo e de bom grado. Se houver constância nas solicitações, e você já percebeu que suas atividades normais serão prejudicadas, é hora de dizer NÂO.

A primeira reação ao dizer um não poderá ser um choque. Mas como em seguida vem uma justiicativa, o que se espera do chefe, é que ele tenha competência suficiente para discernir entre seus colaboradores o mais indicado para aquela tarefa.

Agora que você já sabe que existe sim a possibilidade de dizer um não sem que isso gere a sua demissão, aproveite o momento para reavaliar sua rotina. Só não esqueça de que o mais importante não é o que se diz, mas como e quando se diz.


Revista Vida Executiva - Out/08.

Nenhum comentário:

Postar um comentário