terça-feira, 15 de setembro de 2009

Maquiagem para o trabalho

Saber se maquiar para o trabalho pode ser uma tarefa difícil caso a pessoa não utilizar do seu bom-senso e bom gosto. Por isso, para evitar possíveis gafes na hora de se maquiar, procure reservar pelo menos 20 minutos em frente ao espelho. Este tempo é importante, pois caso a maquiagem borre ou você mude de ideia quanto à cor que usará, terá tempo suficiente para recomeçar.Ambientes formais de trabalho pedem maquiagem discreta. Para isso, você pode usar: base bem fina, de boa qualidade e no tom exato da pele, máscara para cílios, blush e batom cor de boca ou outro tom neutro mais escuro puxando para o rosa queimado ou acizentado - vermelhos, vinho, pink e laranja podem não ser apropriados.
Sombra em tons neutros como beges, marrons ou cinzas também é uma boa pedida. Já os metalizados, cintilantes, efeito molhado e brilhosos não devem ser usados.

Para quem trabalha em escritórios informais, poderá dar uma incrementada na maquiagem, mas não exagere.

As mãos precisam de grande atenção e devem estar sempre bem cuidadas. Os tamanhos das unhas devem ser curtos ou médios e é indispensável o uso de esmalte. Escolha esmaltes claros em tons neutros e transparentes (como brancos, beges e rosinhas) ou cremosos escuros (beges, vermelhos fechados, vinhos café, beringela, etc). Estes podem ser usados, mas os tons quentes como pink, alaranjados, vermelho tomate e preto, não. E acima de tudo: esmalte descascado, nunca!

Evite os esmaltes metalizados e cintilantes, exceto se a cor for neutra como uma bege-escuro ou cinza-chumbo, por exemplo.


Passo a Passo

O primeiro passo para uma maquiagem bem feita é lavar muito bem o rosto com água fria e secar com um papel absorvente, ou passar uma pedra de gelo envolta em gaze por todo o rosto. Isso ajuda para que a maquiagem dure mais tempo.

Para diminuir os olhos, passe lápis na parte interna dos cílios inferiores. Para aumentá-los, faça o contrário, passando o lápis do lado de fora, bem rente aos cílios inferiores.
Para aumentar os lábios, use um delineador labial. Em seguida, use o batom.
A escolha da sombra pode finalizar com classe a maquiagem. Então não esqueça: tons claros aumentam os olhos e escuros, diminuem. Apenas evite utilizar os tons escuros durante o dia, pois eles deixam a expressão pesada.

No verão, a dica é deixar batom durante algunhs minutos no congelador ou algumas horas na geladeira. Isso evita que ele se quebre.
Com estas dicas sempre à mão, ficará mais difícil passar por algum constrangimento ou uma saia-justa dentro da empresa. Portanto, fique atenta.

Home Office




A opção de ter um home office já faz parte da vida de muitos profissionais que precisam trabalhar mesmo depois de terminar o expediente na empresa. Há ainda aqueles que optam por trabalhar exclusivamente em casa.
Manter a organização nem sempre é tarefa fácil, mas com certeza não é impossível.
Se já faz um bom tempo que você não vê sua mesa, prepare-se para reencontrá-la debaixo das pilhas de papel. O tempo dispensado vai depender do tamanho de sua mesa, da quantidade de papéis e de há quanto tempo você não vê sua superfície.
Prepare sua missão. Agende pelo menos quatro horas para a primeira metade da missão. Quando o dia chegar vista roupas confortáveis, coloque sua música favorita para tocar e respire fundo.
Passo a Passo
Comece pela limpeza. Tire tudo de cima e de dentro de sua mesa e empilhe no chão. Limpe a mesa com desinfetante e passe um lustra-móveis até que ela pareça nova. Pegue um saco de lixo bem grande, sente-se no chão e comece a dispensar. Mais do que 80% dos papéis podem provavelmente ir para o lixo.
As únicas coisas que você deve manter são papéis a respeito de seu atual projeto, o de referência legal futura. Separe os papéis dessas duas categorias em duas pilhas atrás de você. Jogue fora também catálogos, revistas e jornais velhos. Estabeleça um intervalo antes de continuar.
Saia para espairecer por pelo menos uma hora, aproveite para comprar suprimentos como um bloco de papel, um porta-lápis e caneta, um arquivo vertical – a não ser que tenha uma gaveta de arquivo – para arquivar papéis que utiliza todos os dias. Não se esqueça das etiquetas e de um porta-disquete e CD-ROM se você ainda não os tiver.
Ao voltar comece a reorganizar as coisas que você manteve.
- Categorize e organize os arquivos diários nas novas pastas.
- Etiquete tudo de forma que fique claro para você o conteúdo de cada pasta.
- Para os documentos e papéis que não são usados com freqüência, coloque em seu gabinete de arquivos, se já tiver um. Se não tiver, guarde-os em uma cesta e aprenda a organizar um sistema de arquivos em matérias disponíveis no nosso portal.
- Organize sua mesa de trabalho. Coloque o telefone de volta sobre a mesa. Se você é canhoto deixe o telefone do lado direito de sua mesa e vice-versa, assim você pode falar ao telefone e escrever ao mesmo tempo.
- O bloco de papel que acabou de comprar deve ficar próximo ao telefone.
- Coloque suprimentos dentro de seu porta-lápis e caneta.
Lembre-se de eliminar canetas que não funcionam e toquinhos de lápis - Separadores para serem colocados dentro de gavetas mantêm seus itens em ordem e no lugar certo.
Se você tiver espaço para os materiais de escritório em sua mesa, separe uma gaveta para eles, se não, coloque-os em um armário específico.
Sua agenda agora tem espaço em sua mesa. Apenas os papéis relacionados ao seu projeto atual podem ficar em sua mesa.
Deixe uma lixeira para papéis próxima a sua mesa. Assim você não começa a acumular papéis inúteis novamente. Encontre o local adequado para guardar o que restou.
Os manuais do computador devem ficar em uma prateleira de seu escritório. Os disquetes e CD-ROM nos compartimentos que acabou de comprar e próximos a seu computador. Quanto a fotografias, enquadre-as e as pendure na parede.
Depois que o escritório estiver organizado, procure mantê-lo assim para evitar eventuais dificuldades na hora de encontrar um documento ou anotar um recado. Lembre-se que organização ajuda muito qualquer profissional, poupa tempo e de quebra, ainda melhora sua imagem profissional.


VIAGENS DE NEGÓCIOS - Parte I

Alfabeto Internacional Fonético

Embora a língua inglesa seja a mais utilizada no mundo dos negócios atualmente, existem palavras que se tornam muito difíceis de compreender, principalmente quando faladas por meio de ligações telefônicas entre pessoas de línguas diferentes.

Para facilitar a compreensão, foi criado o Alfabeto Internacional Fonético, correspondendo a cada uma das 26 letras uma palavra universalmente conhecida com base na linguagem utilizada pelos radioamadores. A criação deste alfabeto tornou a transmissão de qualquer mensagem, mais eficaz.

Desta forma, soletrando pausadamente letra por letra, podemos explicar a qualquer pessoa do mundo o que estamos tentando falar. Desde CANTANHEDE, por exemplo: Charlie.. Alfa.. November.. Tango.. Alfa.. November.. Hotel.. Echo.. Delta.. Echo). O Alfabeto Internacional Fonético tem uma vasta aplicação no universo das radiocomunicações sendo também utilizado nas comunicações aeronáuticas, marítimas e militares entre outras. Portanto, tome nota:

A - Alfa
B - Bravo
C - Charlie
D - Delta
E - Eco
F - Fox
G - Golf
H - Hotel
I -India
J - Juliete
K - Kilo
L - Lima
M - Mike
N - November
O - Oscar
P - Papa
Q - Quebec
R - Romeu
S - Sierra
T - Tango
U - Uniform
V - Vitor
W - Whisky
X - X-ray
Y - Yankee
Z - Zulu

HISTÓRICO DA PROFISSÃO DE SECRETÁRIO




Não há como precisar uma data para o surgimento da profissão de secretário. Entretanto, Casimiro (1998) estima que deve ter sido no Egito há 500 a.C., com os escribas.
“O escriba oriental é um homem que domina a escrita, faz contas, classifica os arquivos, redige as ordens, aquele que é capaz de recebê-las por escrito e que, por conseguinte, é naturalmente encarregado da sua execução”.

Taquígrafos no baixo Império Romano, monges na idade média. Com vulgarização da estenografia, passaram a assumir papel importante nos escritórios de administração pública: surgem os secretários, cuja profissão, em sua origem era exclusivamente masculina.
Na Idade Moderna tem-se uma expressiva ação secretarial com o comércio integrando-se mais tarde à estrutura organizacional das empresas como acontece em nossos dias.

A palavra secretário originou-se do latim:

Secretum - lugar retirado, retiro, solidão;
Secreta – particular, segredo, mistério;
Secretarium - legar retirado, conselho privado.


O cargo de secretário cresceu consideravelmente após a Segunda Guerra Mundial, quando o mercado de trabalho passou a abrir suas portas para a mão-de-obra feminina inicialmente na Europa e nos Estados Unidos da América para suprir a escassez da mão-de-obra masculina que fora direcionada para os campos de batalha. E em 1945 já existiam 20 milhões de pessoas na profissão com estatística crescente. No Brasil, o desenvolvimento da profissão acompanhou o ambiente empresarial adaptando-se aos paradigmas vigentes.


Nos anos 50: com a chegada das multinacionais, executando algumas técnicas como: datilografia, taquigrafia, organização de arquivos, anotações de recados e atendimentos telefônico.



Anos 60: inicia-se o treinamento gerencial, e ter uma secretária passa a ser status iniciando-se assim uma valorização da secretária por parte dos empresários brasileiros. E em 1969 é criada a Universidade Federal da Bahia o 1º curso de Secretariado Executivo do Brasil.



Na década de 70 a secretária passa a ser membro ativo na gerência.

Nos anos 80 a secretária é assessora. Tem-se a regulamentação da profissão aprovada em 30/09/1985 e a classe ganha força com a criação da FENASSEC – Federação Nacional de Secretários em 1988, Curitiba.

Na década de 90 presenciou-se um dos melhores momentos da profissão de secretária que se caracteriza, como uma figura importante na empresa, pois, com o advento dos recursos tecnológicos, mudou-se a forma de trabalhar no escritório, as organizações passaram a buscar intensamente a qualidade total e a valorização dos clientes. Segundo Ribeiro “Tais transformações ocorreram principalmente com a introdução da reengenharia que redefiniu o papel dos que secretariam, atribuindo a este mais autonomia nas execuções das tarefas”.

Agora no ano 2000, que o secretário seja empreendedor, assessor, executante, polivalente e que tenha uma visão holística.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Profissão de Secretária Executiva - Regulamentação e Registro Profissional


A Profissão de Secretário (a) Executivo (a) é uma das profissões mais antigas da história e iniciou com o trabalho dos escribas. Ela é regulamentada pelas Leis nº 7.377 de 30/09/1985 e 9261/96.

Para o profissional de Secretariado Executivo obter seu registro profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho faz-se necessário o envio de documentos para os Sindicatos espalhados por todo o Brasil. Abaixo, o endereço de alguns locais onde o Secretário (a) Executivo (a)
poderá solicitar o registro profissional:


Curitiba

Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - Paraná
Rua José Loureiro nº 574, Centro - Curitiba, PR
Atendimento das 08h às 17h
Telefones:(41) 3901-7509 / 3901-7538
Fax: (41) 3901-7531

Endereço: Rua Pedro Ivo, 744 - 4º andar sala 09
Atendimento das 07h30 min às 18h30 min
Telefone: (41) 38832200

Agência Regional do Trabalho e Emprego em Araucária
Endereço: Rua Coronel Joaquim Palhano, 62 - Centro -
Telefone: (41) 3905-6000 Fax: (41) 3905-6001

Agência Regional do Trabalho e Emprego em Campo Largo
Endereço: Rua Dom Pedro II, 1344 Centro
Telefone: (41) 3392-6417Fax: (41) 3292-5188

Agência Regional do Trabalho e Emprego em São José dos Pinhais
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 2176 - Centro
Telefone: (41) 3901-8400Fax: (41) 3901-8402
Arquivo: (41) 3901-8401

Florianópolis
Sinsesc - Sindicato dos Profissionais de Secretariado no Estado de Santa Catarina
Endereço: Rua Felipe Schmidt, 315 - 1º andar - Ed. Aliança - Florianópolis, SC
Telefone: (48) 3223-1364
sinsesc@sinsesc.com.br