terça-feira, 15 de setembro de 2009

Home Office




A opção de ter um home office já faz parte da vida de muitos profissionais que precisam trabalhar mesmo depois de terminar o expediente na empresa. Há ainda aqueles que optam por trabalhar exclusivamente em casa.
Manter a organização nem sempre é tarefa fácil, mas com certeza não é impossível.
Se já faz um bom tempo que você não vê sua mesa, prepare-se para reencontrá-la debaixo das pilhas de papel. O tempo dispensado vai depender do tamanho de sua mesa, da quantidade de papéis e de há quanto tempo você não vê sua superfície.
Prepare sua missão. Agende pelo menos quatro horas para a primeira metade da missão. Quando o dia chegar vista roupas confortáveis, coloque sua música favorita para tocar e respire fundo.
Passo a Passo
Comece pela limpeza. Tire tudo de cima e de dentro de sua mesa e empilhe no chão. Limpe a mesa com desinfetante e passe um lustra-móveis até que ela pareça nova. Pegue um saco de lixo bem grande, sente-se no chão e comece a dispensar. Mais do que 80% dos papéis podem provavelmente ir para o lixo.
As únicas coisas que você deve manter são papéis a respeito de seu atual projeto, o de referência legal futura. Separe os papéis dessas duas categorias em duas pilhas atrás de você. Jogue fora também catálogos, revistas e jornais velhos. Estabeleça um intervalo antes de continuar.
Saia para espairecer por pelo menos uma hora, aproveite para comprar suprimentos como um bloco de papel, um porta-lápis e caneta, um arquivo vertical – a não ser que tenha uma gaveta de arquivo – para arquivar papéis que utiliza todos os dias. Não se esqueça das etiquetas e de um porta-disquete e CD-ROM se você ainda não os tiver.
Ao voltar comece a reorganizar as coisas que você manteve.
- Categorize e organize os arquivos diários nas novas pastas.
- Etiquete tudo de forma que fique claro para você o conteúdo de cada pasta.
- Para os documentos e papéis que não são usados com freqüência, coloque em seu gabinete de arquivos, se já tiver um. Se não tiver, guarde-os em uma cesta e aprenda a organizar um sistema de arquivos em matérias disponíveis no nosso portal.
- Organize sua mesa de trabalho. Coloque o telefone de volta sobre a mesa. Se você é canhoto deixe o telefone do lado direito de sua mesa e vice-versa, assim você pode falar ao telefone e escrever ao mesmo tempo.
- O bloco de papel que acabou de comprar deve ficar próximo ao telefone.
- Coloque suprimentos dentro de seu porta-lápis e caneta.
Lembre-se de eliminar canetas que não funcionam e toquinhos de lápis - Separadores para serem colocados dentro de gavetas mantêm seus itens em ordem e no lugar certo.
Se você tiver espaço para os materiais de escritório em sua mesa, separe uma gaveta para eles, se não, coloque-os em um armário específico.
Sua agenda agora tem espaço em sua mesa. Apenas os papéis relacionados ao seu projeto atual podem ficar em sua mesa.
Deixe uma lixeira para papéis próxima a sua mesa. Assim você não começa a acumular papéis inúteis novamente. Encontre o local adequado para guardar o que restou.
Os manuais do computador devem ficar em uma prateleira de seu escritório. Os disquetes e CD-ROM nos compartimentos que acabou de comprar e próximos a seu computador. Quanto a fotografias, enquadre-as e as pendure na parede.
Depois que o escritório estiver organizado, procure mantê-lo assim para evitar eventuais dificuldades na hora de encontrar um documento ou anotar um recado. Lembre-se que organização ajuda muito qualquer profissional, poupa tempo e de quebra, ainda melhora sua imagem profissional.


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