segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Como melhorar sua rede de relacionamentos

Networking

A rede de contatos ou networking é uma espécie de parceria onde as pessoas que fazem parte deste círculo de contatos trocam informações, influência e aprendizado profissional, e se ajudam mutuamente em ocasiões como: indicação para um novo emprego ou realização de um negócio.

Construir uma rede de relacionamentos é tão importante que já estão surgindo no mercado as agências de networking. Elas fazem agendamento de happy hour para executivos que querem ampliar sua rede de contatos.

No mundo globalizado, manter uma boa rede de contatos é fundamental para se alcançar o sucesso profissional. Além de atualização constante e trabalho duro, é preciso cultivar bons relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais, pois manter uma boa rede de contatos, contribui, e muito, para que os objetivos profissionais traçados sejam mais facilmente alcançados.

Por isso, confira algumas dicas que selecionei a respeito desse assunto.

Desenvolva interesse genuíno pelas pessoas que pretende incluir em sua networking: Não procure as pessoas apenas quando estiver precisando de um favor. Não se atenha às pessoas de sua atividade profissional ou de sua área. Trave conhecimentos com profissionais dos mais diversos setores, em todos os níveis hierárquicos. Não se acanhe em avisar que deseja ter uma rede das mais ecléticas.

Defina seus objetivos: Se as pessoas de sua rede podem ser ecléticas, seus objetivos não podem acomopanhar esta tendência. Eles precisam ser bem definidos, até mesmo para que você possa ser ajudado. Peça orientação, contatos, carta de apresentação, mas sempre voltado para seus interesses específicos.

Seja Paciente: Pode levar meses até que uma indicação traga algum resultado.

Vá a eventos sozinho(a): Já está comprovado que quem frenquenta ambientes sozinho, conhece mais gente do que aquele que vai acompanhado. Frequentar cursos, palestras e eventos em geral, coloca as pessoas em contato direto com pessoas de diversos setores.

Formule sua apresentação em 15 segundos: Evite falar demais, procure ouvir mais e obter conhecimento e informações sobre as pessoas. Avise o que está fazendo profissionalmente, seja trocando de emprego, realizando um novo empreendimento, escrevendo artigos, dando entrevistas, etc.

Retribua sempre. Ou melhor, contribua antes mesmo de receber. Ofereça ajuda a quem pode lhe ajudar.E se souber de informação que interesse a alguém de sua networking, avise. Assim você será sempre lembrado.

Faça acompanhamento: Se recebeu indicação, agradeça, mesmo antes de saber se vai dar certo ou não. Mantenha contato constante, mesmo que seja para dar um "oi". Lembre-se do nome das pessoas e datas de aniversários.



Todas as dicas acima citadas, devem ser adaptadas à sua realidade, ao seu estilo profissional e ao seu perfil. Algumas combinam mais com você, outras não, mas é fundamental analisar todas elas e escolher as mais úteis para desenvolver sua rede de contatos.

Portanto, procure priorizar em sua vida profissional esta poderosa ferramenta, sempre com uma visão de médio a longo prazo, pois como diz a sabedoria popular:"o mundo dá muitas voltas", e numa dessas voltas uma pessoa da sua networking poderá desempenhar um papel fundamental em sua carreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário